Inteligência Emocional
O que é a Inteligência Emocional?
A Inteligência Emocional entende-se como a capacidade que temos de gerir e compreender as nossas emoções e pensamentos, tal como as dos outros.
Uma pessoa emocionalmente inteligente é uma pessoa que é motivado e luta para se aperfeiçoar ou para ter o que ambiciona, influenciando intencionalmente as outras pessoas.
Para que isso aconteça, é essencial termos um elevado auto conhecimento para desenvolver a nossa Inteligência emocional, caso contrário, será difícil realizar algo ou comunicar com os demais.
Queres saber quais as principais dicas para desenvolveres a tua Inteligência Emocional? Fica atento ás próximas!
1. Aumenta a tua autoconfiança
Tens que saber quais as tuas prioridades e definir até onde queres chegar para alcançar os teus objetivos, mesmo que não sejam tarefas fáceis. Para isso, é necessário reconheceres os teus pontos fracos e fortes, trabalhando para modificá-los ou aprimorá-los.
O nosso cérebro tem muito potencial mas algumas pessoas não têm consciência disso e perdem a autoconfiança no momento em que enfrentam obstáculos que julgam ser impossíveis de ultrapassar.
O necessário é acreditares no teu potencial e nas tuas habilidades, pois este exercício mental fortalece a ideia de que existem capacidades necessárias para gerires os momentos de crise emocional.
2. Não tenhas medo de expressar o que sentes
Em primeiro lugar, tens que saber que não deixar as emoções dominarem a situação não é o mesmo que não demonstrá-las, pois expor o que sentes é um passo muito importante para o teu equilíbrio emocional.
O falar, o expressar, são os métodos mais seguros para entender e trabalhar os sentimentos, já que é pelo diálogo que conseguimos esclarecer os nossos pontos de vista sobre alguns problemas ou questões que possam surgir e, deste modo, resolvê-las.
3. Domina as tuas emoções
E por último, mas não menos importante, a forma como dominamos as nossas emoções é um processo importantíssimo para o desenvolvimento da inteligência emocional. Quem nunca foi impulsivo em certa situação? Pois... e digamos que essa impulsividade não é grande aliada na maioria das vezes.
Manter o autocontrole é uma grande virtude e que pode ser melhorada, fazendo alguns exercícios como a meditação, a respiração controlada em situações desconfortáveis e a prática de exercício físico.
Espero que tenham gostado,
Beijocas.
Sem comentários:
Enviar um comentário