Ameaça do Estereótipo
No dia a dia, é comum ouvir expressões que determinam um conjunto de crenças que dão uma imagem simplificada das características favoráveis ou desfavoráveis de um grupo ou dos membros do mesmo, como por exemplo: "as loiras são burras" ou "os Alentejanos são preguiçosos". Como tal, a Psicologia decidiu desenvolver um conceito para caracterizar estes tipos de comportamentos, os Estereótipos.
Quando nos comportamos de acordo com
os estereótipos, obtemos a aceitação social, porque agimos de acordo com o que
está estabelecido. Os estereótipos têm uma:
- Função sociocognitiva, uma vez que ao categorizar a realidade social, permite-nos encarar o mundo em que nos encontramos inseridos, distiguindo o que esta bem do que esta mal, o que é justo ou injusto.
- Função socioafetiva, pois dão um sentimento de identidade social ao grupo que os partilha. Reforçam o sentimento do “nós” por oposição aos outros.
A maioria dos estereótipos são generalizações precipitadas sem qualquer fundamentação empírica. Apesar disso, os seus efeitos são muito notórios, principalmente através do fenómeno "Ameaça do estereótipo".
Quando as pessoas estão cientes de um estereótipo negativo sobre o seu grupo, preocupam-se que o seu desempenho em determinada tarefa possa acabar por confirmar as crenças de outras pessoas sobre esse mesmo grupo.
Um exemplo muito prático e muito presente na sociedade é através da relação das mulheres com o futebol. Uma mulher pode sentir-se mais nervosa ao exercer um exame prático deste desporto, pois, se receber uma má negativa, fará com que os outros pensem que todas as mulheres têm dificuldades em jogar futebol, despertando, na mulher, uma elevada preocupação de aceitação.
Se o primeiro objetivo dos estereótipos é o de simplificar e organizar o meio social, eles servem, quase sempre, para justificar a discriminação de pessoas e grupos e gerar preconceitos.
Se o primeiro objetivo dos estereótipos é o de simplificar e organizar o meio social, eles servem, quase sempre, para justificar a discriminação de pessoas e grupos e gerar preconceitos.
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